@noivaseciaoficial /noivasecia.noivas Noivas&Cia Oficial Telefone: (51) 3483.8868

Acerte no convite - 15 de junho de 2016

 

O convite é um dos primeiros itens a serem organizados quando se decide organizar um evento. É indicado que o anúncio da data seja dado com antecedência, porque o convite além de ser indicativo também é informativo. Nele são sinalizadas informações importantes a respeito do evento, como: estilo, horário, local, e demais descrições.

 

Por isso abaixo temos algumas dicas para você organizar esse item com mais clareza.

 

O nome do destinatário poderá ser impresso no envelope que levará o convite, contudo é sugerido que os nomes sejam escritos de forma manual, porque será mais gentil e elegante, principalmente quando o convite for para casamento ou bodas. A forma de subscritar os convites é muito variável, pois depende da preferência de quem está convidando, mas grandes frases ou pronomes de tratamento muito rebuscados devem sempre ser evitados. Manter a descrição mais usual é sugerida para se manter a naturalidade e a proximidade, não é porque estão sendo convidados para um evento que serão chamados de forma não cotidiana.

O importante é não inventar! Adotar a forma de tratamento usada no dia-a-dia é a única forma de evitar erros e constrangimentos. Geralmente os convidados do evento social são pessoas próximas dos anfitriões, por isso elimine pronomes como doutor, ilustríssimo, excelentíssimo, entre outros. Os seus familiares e amigos precisam se sentir próximos à ocasião a qual estão sendo convidados.

A premissa de “quanto mais próximo melhor” é muito válida nessa questão. Mesmo nos eventos de caráter mais formal, é importante que os nomes sejam colocados de forma direta, inclusive para as pessoas mais próximas é possível usar apenas o nome ou até o apelido. Quanto mais íntimo e bem-humorado, mais pessoal e adequado o convite será, mas claro que antes de se decidir pelo modo do convite, não se esqueça de considerar as características principais da festa: local, objetivo, horário, quem são os convidados, etc.

A forma de assinar o convite se alterou nos últimos anos, recentemente se tornou mais comum os próprios noivos ou a debutante assinarem o convite em conjunto com os pais (antigamente sempre eram somente os pais que assinavam). A fonte e a forma de escrita também variam de acordo com o estilo do evento: fontes serifadas demonstram eventos mais tradicionais, fontes não serifadas geralmente indicam eventos com o estilo mais contemporâneo e atual.

Os convites são fundamentais para orientar com antecedência o estilo do evento para os familiares e amigos, descrevendo informações essenciais e também o tipo de festa a qual eles estão sendo convidados a participar. Resumindo: o importante é usar o bom senso e se as dúvidas aumentarem cada vez mais procure a ajuda profissional de uma cerimonialista ou de uma empresa especializada em confecção de convites, essas são as pessoas mais capacitadas para personalizar seu evento.

Encontre-nos

Rua Elpídio Correa Silveira, 100/lj10

(51) 3483.8868